Nossa História

 

 

A história da COMUNIDADE CATÓLICA MISSIONÁRIA UM NOVO CAMINHO começa com a história do Grupo Um Novo Caminho, fundado no ano de 1992, fruto de uma experiência de dor e de fé de uma mãe que teve o seu filho primogênito morto num acidente de carro na noite do domingo de Carnaval, dia 1° de Março do mesmo ano.

 

Esse jovem chamava-se José Oriá Serpa Neto, (Serpinha), tinha 24 anos, era jornalista e repórter de televisão, e, como tantos outros jovens da sua idade, ele perseguia o sucesso. Fazia projetos de vida, pensava em viajar, em casar e constituir família. Porém, as suas aspirações foram desfeitas como se desfez também com ele o carro que conduzia naquela noite de carnaval.

No pensamento de Deus, entretanto, o sucesso que aquele jovem perseguia era exatamente fazer com que Deus tivesse sucesso. A sua morte passou a ser então, uma contribuição para que o plano de Deus na vida de muitos jovens de “24 anos”, fosse selado e impresso nos seus corações: “O sucesso de cada um está em fazer Deus ter sucesso”.

“Pois meus pensamentos não são os vossos e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor, mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos”. (Isaías 55,8-9).

O Senhor, então, providenciou tudo! Deu a mim, Helena, sua mãe, a inspiração para tornar realidade esse Projeto de Amor.

E assim aconteceu que no dia 21 de julho de 1992, quatro meses após a morte do Serpinha, com a ajuda do meu sobrinho, Gilson, na época, com 22 anos, reunimos pela primeira vez, em casa, 22 jovens de diversas idades para, por meio da oração, do louvor, da reflexão da Palavra, de palestras e testemunhos, como também da partilha de suas histórias, descobrirem juntos, o sonho de Deus para suas vidas e para a humanidade.

Durante os quatro primeiros anos as nossas reuniões realizaram-se no Salão de Festas do prédio onde eu morava. Muitos e muitos jovens foram atraídos a participarem com muita alegria daqueles momentos de louvor e oração. Já estávamos formando uma autentica família que se ajuntava também para momentos de fraternidade e de saudável lazer.

Em fevereiro de 1994, foi realizado o 1º Seminário de Vida no Espírito Santo, para sessenta jovens com a assistência da Comunidade Católica Shalom que muito nos amparou durante os primeiros anos da nossa existência. Daí em diante começou para nós um ministério que até hoje é a nossa maior missão: realizar Seminários de Vida no Espírito Santo para jovens, para pais e casais jovens.

Em dezembro de 1996, quando o espaço em que nos reunimos tornou-se pequeno, nós fomos acolhidos pela Comunidade Católica Nova Evangelização, da qual eu já fazia parte. Passamos então a nos reunir na Casa do Evangelizador de Nazaré.

Foi um período muito rico porque contamos com a espiritualidade e a experiência das coordenadoras que nos ajudaram na formação e orientação espiritual dos jovens. Continuamos promovendo Seminários de Vida no Espírito Santo e muitos e muitos jovens foram tocados pelo Amor de Deus.

Aos poucos nós fomos percebendo que o Senhor nos conscientizava a pôr em prática um Projeto Revolucionário de AMOR que seria apreendido em Comunidade, mas, teria que ser vivido, expressado, testemunhado e concretizado, na família.

O Senhor sempre me falava que o Um Novo Caminho era um projeto em que os jovens tocados pelo amor de Deus atrairiam suas famílias para terem uma experiência com Jesus. Um projeto de jovens para a família.

No ano de 2002, então, fomos motivados a formar uma COMUNIDADE, que seria uma ESCOLA DO AMOR ETERNO aonde os jovens aprenderiam a amar aqui na terra com o amor que une a família do céu, para que, nas suas famílias, eles pudessem vivenciar a misericórdia, a compreensão e a alegria com as coisas simples.

Depois de muita oração e, quase que à força, eu me dispus a enfrentar o desafio de levar o Grupo Um Novo Caminho para uma casa alugada, afastando-nos do convívio das irmãs da Comunidade Nova Evangelização, mas tornando-nos, porém, uma extensão dela.

No dia 10 de julho de 2003 foi então, fundada legalmente, a COMUNIDADE CATÓLICA MISSIONÁRIA UM NOVO CAMINHO. Nesse período nós fomos orientados e estimulados pelo Padre Eugenio Paccelli, sacerdote jesuíta que chegara há pouco tempo em Fortaleza e que tinha muito carisma para trabalhar com a juventude. Ele foi, então, o emissário que o Senhor nos mandou para que eu obedecesse ao toque da trombeta e tudo pudesse acontecer como o Senhor desejava.

Após 11 anos de existência do Grupo Um Novo Caminho, no dia 21 de julho de 2003 nós participamos da primeira Eucaristia, celebrada na sede da nossa Comunidade, sediada à rua João Brígido, no. 1949, em Fortaleza-Ceará e presidida pelo Padre Eugênio que, por providência de Deus, também comemora nesse dia, o seu aniversário de ordenação.

Enfrentamos, nessa época, então, as primeiras provações naturais que confirmavam para nós que o Projeto era realmente de Deus. Foi um período de muitas dificuldades, mas também de muito auxílio divino e o Espírito Santo esteve sempre perto de nós dando-nos força, determinação e perseverança.          

Santa Terezinha surgiu na vida da Comunidade, de uma maneira muito bela e simples. O Senhor nos mandava seguir os passos do amor, olhando, curtindo e admirando as coisas simples da natureza, a beleza da vida, os momentos alegres e, aos poucos, muitos de nós começamos a nos identificar com a Santa das “rosas”.

Eu fui descobrindo nos seus livros, a mesma linguagem usada por sugestão do Senhor nos meus cadernos de oração. O amor era sempre a primeira regra para tudo o que o Senhor me instruía. A família como lugar de oração, olhar as coisas do alto e procurar viver na terra do mesmo jeito que se vive no céu. Afinal de contas, vivemos para a eternidade e a nossa vida já é parte da vida eterna.

Com o passar do tempo, alguns casais jovens que se conheceram no Grupo e que contraíram matrimônio, formaram o primeiro Grupo para casais jovens, Grupo Sagrada Família. Começamos então, a pôr em prática o Projeto das Famílias Embrionárias que tem como objetivo, acolher casais jovens que são convocados a viver o sacramento do matrimônio de uma maneira diferente do mundo com a missão de serem, eles mesmos, os evangelizadores dos filhos que receberem das mãos de Deus. Hoje já temos dois grupos de casais jovens na nossa comunidade.

Após dezenove anos nós já podemos apalpar e testemunhar a obra que Deus realiza por nosso intermédio, na vida de milhares de jovens e de suas famílias.

Percebemos o quanto o Senhor quer tocar a juventude, desde o nascer da aurora e estamos sempre atentos aos seus sinais.

O grande sinal que ele nos deu no ano de 2007 foi a chegada à nossa Comunidade do GRUPO RECOMEÇAR, cuja origem se identifica com a nossa.

Da mesma forma que nós, esse grupo começou a se reunir, depois que um jovem de 20 anos, Rui Neto, teve a sua vida tirada do convívio da sua família e dos seus amigos, no sábado de carnaval, de uma maneira súbita como antes acontecera com o Serpinha.

Do mesmo modo que nós, os seus pais, Pauleann e Tâmia, a pedido dos próprios amigos e amigas do seu filho, começaram a reuni-los semanalmente, com o objetivo de meditarem a Palavra de Deus e encontrarem força na oração.  O Grupo Recomeçar foi um presente de Deus para nós, porque nos deu alento e renovou as nossas forças a fim de perseguirmos o caminho da Santidade.

Agora, todos nós, somos convidados a RECOMEÇAR POR UM NOVO CAMINHO.

Temos uma vida à nossa frente! Só o Senhor é o dono do tempo! Temos que nos firmar no que é essencial, e o que é essencial não muda, evolui, prospera, concretiza-se!

“Nunca conseguiremos agradecer suficientemente a Deus por haver feito exatamente como fez”.

Helena Colares Serpa
Fundadora da COMUNIDADE CATÓLICA MISSIONÁRIA UM NOVO CAMINHO.

5 Comments

  1. lendo hoje dia 3 de setembro de 2008 as 18:00 sobre sua comunidade eu me emocionei e ao mesmo tempo me deu tristeza , pois participo de um grupo de oração em que lutamos para que dê certo,mas esta sendo muito difícil pois a comunidade não acredita muito no que é feito.

    Reply
  2. queridos irmãos em cristo !

    shalom!

    pesquisando pela internet, encontrei voces, dom de Deus”, vou coloca-los sempre em minhas orações.
    Moro em São Paulo.
    Que história de vida linda.

    Deus os abençoe.

    shalom!

    clovis

    Reply
  3. Convido-os para o lançamento do livro “Manual de São José – devocionário, cânticos e documentos pontifícios sobre São José” de minha autoria como organizador. Será amanhã no dia 5 de dezembro de 2010, domingo, às 19 horas, no Centro Comunitário da Paróquia de São Vicente de Paulo, localizado na Av. Desemb. Moreira, 2121 – Aldeota – Fortaleza-CE. O livro tem 480 páginas, impresso pela RDS Editora, com prefácio do Monsenhor Dr. Manfredo Ramos e orelha do Pe. Raimundo Neto (pároco de São Vicente). Por gentileza, divulgue este evento. Meus sinceros votos de estima. Atenciosamente, Humberto Ferreira Oriá Filho – Grupo São Vicente (www.gsvce.org).

    Reply
  4. Olá,
    Não foi à toa que Deus me concedeu conhecer o Novo Caminho. Moro em Formiga/ MG. Terra do Pe. Fábio de Melo. O trabalho de vocês é realmente emocionante. continuem firmes e contando com as minhas orações.
    Abraços

    Reply
  5. por favor moro em taubate,sp onde posso achar um grupo assim aqui? Ando mt afastada da igreja nao sei por onde começar.

    Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: