A oração pessoal e a Lectio divina


A ORAÇÃO É A CHAVE DE TODAS AS RIQUEZAS

Do catecismo: “ O homem está à procura de Deus. Mesmo depois de ter perdido a semelhança com Deus por seu pecado, o homem continua sendo imagem de seu Criador. Conserva o desejo daquele que o chama à existência.  Todas as religiões testemunham essa procura essencial dos homens.  A oração é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede DELE. Deus é o primeiro a chamar o homem. Ainda que o homem esqueça seu Criador ou se esconda longe de sua Face, ainda que corra atrás dos seus ídolos ou acuse a divindade de tê-lo abandonado, o Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração”.

 

COMO COMEÇAR E DESENVOLVER NOSSO MOMENTO DE ORAÇÃO PESSOAL


Nossa oração é uma resposta ao chamado de Deus.  É a fé  que capacita o cristão a orar. A habilidade de crer em Deus, de entregar a Ele nossas vontades, nossos corações e mentes nos é dada pelo poder do Espírito Santo, pela FÉ. Portanto, a oração é a flor que brota no jardim da FÉ. Se nos voltamos para Deus em busca de uma fé mais profunda, podemos ter completa confiança na  Sua grande misericórdia. O Pai  nos retirará de onde estamos para colocar-nos onde “planejou” que estivéssemos.

 

 

Maneiras práticas de planejar e entrar em oração:

 

 



1 – ESCOLHER A HORA: Se não estabelecermos uma hora específica para orar, não seremos capazes de orarmos regularmente. Por isso, escolha um momento em que você não esteja esgotado, mas alerta e concentrado em Deus no nível mais profundo do coração.  O horário que você escolheu deve ser o melhor tempo de oração:  “horário nobre”.

2 – ESCOLHER UM LUGAR: Uma das coisas que deve pesar na escolha de um lugar para a oração é o fato de que ele esteja longe de perturbações, um lugar onde você possa ficar alerta e concentrado. Pode ser em casa, na igreja, no escritório, no jardim…

3 - ENTRAR EM ORAÇÃO:

 

a)  Peça a presença do Espírito Santo: É Ele quem nos ensina a orar. Éle Ele quem nos leva à oração e nos revela como nós devemos orar.

b) Examine sua consciência: Considerando que a comunicação com Deus é bloqueada pelo pecado, Deus pode em sua oração levá-lo a “enxergar” seu próprio interior. O Exame de consciência pode ser um momento maravilhoso, cheio de graça em que Deus nos ajuda a jogar por terra todos os bloqueios que nos impedem de entrar numa oração profunda. À medida que o Senhor for revelando seus pecados, peça a graça de abandoná-los. Faça um firme propósito e rejeite o pecado, certo de que ele faz diminuir a sua capacidade de conhecer e servir a Deus.

c) – Apresente  o “seu problema” a Deus: Muitas vezes nossas orações tornam-se ineficientes por causa de nossos fardos de ansiedade e temor. Sem dúvidas, é importante apresentar nossos problemas ao nosso Pai celeste, porém não devemos deixar que todo o nosso tempo de oração seja tomado por tais divagações. Coloque, portanto, nas mãos do Pai, suas ansiedades, problemas, preocupações e fardos  ao começar a sua oração e permita que Deus seja soberano em sua oração.

d) Louve a Deus: Faça uma oração verbal de louvor a Deus, por tudo que Ele é, por tudo o que Ele faz, por toda a Sua obra. Não seja tímido; não hesite em repetir os louvores de um cântico, de um salmo, expressando ao Senhor toda a alegria que há no seu coração por Ele, pela Sua presença na sua vida. Louve a Deus pelo bom e também por aquilo que não está bom. Se persistir na prática da oração e do louvor, você se surpreenderá ao ver como até o mais grave de seus problemas parecerá mínimo.

e) Faça perguntas a Deus: Faça perguntas a Deus sobre coisas que estão em seu coração. Traga esses problemas a Deus com total confiança de que ele agirá em seu favor. Seja “aberto” para encontrar uma resposta em sua oração, na Eucaristia, na Palavra de Deus, no Catecismo ou em outros livros, no conselho de um padre ou de outro conselheiro espiritual. Deus nos responderá e orientará.

f) Interceda com fé e confiança. Peça aquilo de que você precisa. Peça também pelas pessoas que estão necessitadas de oração. Deus dará! Não precisamos de influência ou prestígio, precisamos da Palavra de Deus em nossos corações fornecendo a base para o entendimento de nós mesmos e do mundo que está à nossa volta. Peça a Deus os dons e os carismas que ele deseja dar  a você.

g) Anote o que Deus mostra: Antes de terminar sua oração, escreva o que Deus lhe disse e mostrou e revise no final de cada dia aquilo que escreveu. Isso  torna a oração mais parecida com um diálogo fluente.

ASSUMA AQUILO QUE DEUS LHE MOSTROU DURANTE O DIA E SE APOSSE DA  VITÓRIA DE DEUS NA SUA VIDA!

 

 

COMO FAZER A LECTIO DIVINA

 

 

 

 

A LECTIO DIVINA é um exercício da escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação. Sendo que os degraus são mais para a compreensão, pois o Senhor, na liberdade do seu Espírito, pode elevar à oração e à contemplação no momento que lhe aprouver. É preciso, portanto, estar aberto à ação do Espírito Santo: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média).

1ª. EtapaLEITURA ( o contexto)
-     Ler e reler atentamente o texto  (sem pressa)   Sublinhar o que chama mais atenção    Refletir sobre o ambiente e as circunstâncias

TUDO É IMPORTANTE, MAS, NAQUELE MOMENTO DEUS ESTÁ  QUERENDO LHE  FALAR NUM PONTO

2ª. EtapaMEDITAÇÃO PESSOAL – interiorização
-
Refletir sobre o texto – o que o texto diz para mim? 
–  Marcar os verbos, as ações. O que o Senhor quer que eu faça? É o momento em que Deus nos fala,
pessoalmente
-  Confrontar a Palavra com a vida   A qual conversão  Ele me chama?
-   Buscar o sabor da Palavra e não a ciência
-  Buscar a Face de Deus através de cada uma das suas  palavras.

3ª. EtapaORAÇÃO minha resposta para Deus
- A Palavra de Deus faz história na minha vida
-  Falar com Deus
-  Assumir compromisso com a ação
-   Dependendo do texto a oração poderá ser de:- amorização; louvor; agradecimento; súplica;
-   compromisso de mudança

4ª. EtapaCONTEMPLAÇÃO – ver a circunstância com os olhos de Deus
-
Contemplar a Palavra no mistério de Jesus Cristo deixando-se modelar por Ele.
-  aprendendo com Ele. Deixar que a Palavra se entranhe em nós.
-  Contemplar a Palavra é esquecer as particularidades e  chegar ao essencial.

ObservaçõesNÃO BASTA LER, é preciso ESCREVER

O ato de escrever ajuda a tomar consciência da experiência divina. Escrever o que Deus me pede e o que Ele quer fazer na minha vida. A ordem de Deus para cada dia. Construir a história da salvação a cada dia. O dia deve ser vivido de acordo com o que a Palavra me orienta. A Palavra do dia é transformada em formação continua e permanente.`Por meio  da PALAVRA Jesus nos revela o que tem no coração do Pai; o reino dos céus; o amor sem distinção. O Espírito Santo revela a verdade plena.

 


8 Comments

  1. Muito bom!!!tenho passado por dificuldades grandes em minha vida e é nesse momento de tamanha aflição que te peço senhor ME AJUDA não deixe que meus pecados sejam pagos por minha filha. ela não tem culpa de nada. e se for da tua vontade senhor que der tudo certo e seja bem facil resolver a minha situação.

    Célia

    Reply
  2. Ola,estou passando por uma provação muito grande,meu marido saiu de casa com apenas 15 dias de casado,não quero perde-lo pois ele e meu marido,confio do senhor que tudo dará certo

    Reply
  3. Boa tarde
    adorei muito me ajudou
    na minha oraçâo pessoal

    Reply
  4. Adorei, eu ainda sou inexperiente com esse negocio de oração, isso me ajudo muito, mas eu qeria poder saber como conseguir se concentrar p escultar o q Deus qer nos falar? pq qando eu estou orando eu me sinto as vezes como se eu falasse,mas nunca recebo reposta, ou melhor eu n consigo escultar o q ele qer me falar.

    Reply
  5. Preciso muito de oração, como todo ser humano. Mas fico sempre querendo aprender mais e mais.
    Fiquei muito feliz de encontrar este sate, preciso muito saber o que Deus quer dizer pra mim. Pois como a Laura, quando estou orando eu me sinto as vezes como se eu falasse, mas não consigo escultar o que Deus quer me falar.

    Reply
  6. muito bom obrigado pelas dicas Deus te abençoe amado ,fazia tempos q eu não sabia como se concentrar mais com Deus em oração vlw pela ajuda abraços!

    Reply
  7. Amèm ! Realmenteè verdade atraves da oracao Deus nos falar sobre o Amor como è grande !

    Reply
  8. tenho muita dificuldade de me concentrar mesmo nos momentos de oração não sei muito o que fazer.Mas gostei muito dessa ajuda que encontrei! vera. 12/11/2013

    Reply

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: